Que tipo de Website devo utilizar? – OSS DIGITAL

Que tipo de Website devo utilizar?

Lembra do post “Mas a final, qual é a verdadeira função de um website?”. Se ainda não leu, confira aqui.

Se você já leu, repita comigo “NÃO EXISTE PÍLULA MÁGICA!” e “NADA É DE GRAÇA!”, mas adicione mais um pensamento muito importante: “CADA CASO É UM CASO”.

Inovação não se trata necessariamente de criar algo, produto, serviço ou funcionalidade que não existia, melhor algo que já existe é uma inovação.

Como citado em outra postagem, muitas vezes enxergamos inovações como uma “pílula mágica” para nossos problemas, mais uma vez repita comigo: “NÃO EXISTE PÍLULA MÁGICA!” e “NADA É DE GRAÇA!”.

Na verdade o que existe é um conjunto de fatores e ferramentas que nos ajudarão a chegar em algum lugar, alcançar objetivos e metas.

Assim são os websites, existem inúmeros tipos, formatos e aplicações.

Com minha experiência em mais de 20 anos na área categorizo estas variações da seguinte forma:

Website Institucional;

Portfolio Online;

Catálogo Virtual;

Loja Virtual – E-commerce (delivery, produtos físicos, digitais/virtuais, baixáveis, etc).

Você pode se perguntar “onde ficariam, por exemplo, os websites de imobiliárias, empresas de arquitetura, construtoras?”

Bom, uma imobiliária exibe produtos/imóveis sem a opção de compra, como um catálogo virtual.

Uma construtora ou um arquiteto não possuem produtos específicos, mas oferta de serviços e por sua vez, serviços executados, logo seria um Portfolio Online, dependendo do objetivo da empresa em questão, um website Institucional poderá atender suas necessidades, caso o foco seja divulgar com ênfase a empresa, fortalecer a marca em si. Pode parecer estranho, mas acontece.

 Uma oficina mecânica? Catálogo Online, mas no lugar de produtos, os serviços oferecidos, um e-commerce pode ajudar para que as pessoas possam comprar e reservar/agendar estes serviços, algumas mecânicas vendem peças além de serviços como troca de óleo, balanceamento e geometria, depende muito do perfil da empresa, inclusive, um simples website Institucional poderia resolver, repito, cada caso é um caso.

Mas e uma Lanchonete, restaurante, até mesmo um humilde carrinho de cachorro quente? E-commerce delivey, mas então você pode se deparar com outro problema:

“Ah! Eu gostaria, mas não tenho capital ou estrutura para entregas”

Estratégia, comece com um e-commerce com a opção de “buscar na loja/estabelecimento” como uma forma de aumentar suas vendas alcançando um novo nicho de mercado para com isso adquirir o capital e investir em uma estrutura para entregas.

A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL está aí, veio para ficar, e veio para ajudar, aprimorar, não para atrapalhar, mas se você não acompanhar o mercado, seu negócio se tornará obsoleto.

Espero que estas informações tenham sido verdadeiramente úteis e ajudem você a tomar as próximas decisões relacionadas ao seu negócio com sabedoria.

Desejo sucesso!

Autor: Vitor Andrade – CEO OSS Digital.